Toca do Leitão

toca-do-leitao

Constitui a orla da represa do Rio Paraíba do Sul, numa extenSão de 15.000 m², é uma Área de pesca, lazer e recreação e prática de esportes aquáticas. A represa com Área inundada no Município de Santa Branca de 781 Km, segundo dados da Light – Serviços de Eletricidade, é ideal para passeios de barcos, onde pode-se conhecer diversas ilhas com seus animais e pássaros silvestres.
Seu uso público, recebendo um fluxo de turistas, nos finais de semana, dado a proximidade de Santa Branca aos grandes centros urbanos como São Paulo, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e Mogi das Cruzes etc. A facilidade de acesso ao município pela Via Dutra ou Rodovia Carvalho Pinto é o fator positivo para o aumento da População flutuante. A “Toca do Leitão” está situada no Jardim Santa Branca a 4Km da Sede Municipal.
O acesso a “Toca do Leitão”, através da Avenida Santa Luzia, pavimentada, a mesma de acesso aos moradores do Jardim Santa Branca, transitável em qualquer época do ano. É uma atração turística conhecida por todos os moradores residentes de Santa Branca, que mesmo se não houvesse sinalização, seria fácil a qualquer visitante receber informação para chegar a “Toca do Leitão”.

Igreja Matriz de Santa Branca

santa-branca-04A construção por escravos da primitiva capela teve início em 1828 levantada sobre alicerces e paredes de taipa de pilão, constituindo desde então o núcleo gerador do conjunto arquitetônico hoje existente. O patrimônio religioso é de uso público, recebendo fiéis e visitantes para conhecer esta obra do tempo imperial. Está localizada na Praça Principal da cidade, que é a Praça Ajudante Braga. A obra não perdeu sua originalidade até os dias atuais, sendo sempre restaurada.

Igreja do Rosário

santa-branca-03Constitui patrimônio de grande valor histórico, construída em 1869, em taipa de pilão, com duas torres marcantes da época dos mestres de construções em taipa. Seu uso é público, recebendo os fiéis nos cultos eventos religiosos, tem como, visitas de turistas que apreciam prédios históricos. Localiza-se na Praça Rui Barbosa, Praça esta também conhecida por Praça do Rosário, em razão da igreja.