[featured_image]
Download
Download is available until [expire_date]
  • Versão:
  • Download 23
  • Tamanho do Arquivo 3.36 MB
  • Contagem de Visualizações 1
  • Data de Criação 14/09/2022
  • Ultima Atualização 14/09/2022

PROC-958-2022 - CIDADE PRESÉPIO Adinelson Tarcilio

PROJETO DE LEI

 

Oficializa a expressão "Cidade Presépio" para designar a cidade de Santa Branca.

 

A CAMARA MUNICIPAL DE SANTA BRANCA APROVA A SEGUINTE LEI: -

 

Art. 1° A tradicional expressão “Cidade Presépio”, fica oficializada para designar a cidade de Santa Branca, Estado de São Paulo, devendo, obrigatoriamente, sempre preceder a qualquer outro título atribuído a esta cidade, constando ainda em todos os documentos oficiais dos Poderes Legislativo e Executivo do Município.

Art. 2° Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Justificativa: -

Submeto a apreciação dos nobres Vereadores, o presente projeto de lei que oficializa a tradicional expressão “Cidade Presépio”, para designar a cidade de Santa Branca, devendo, obrigatoriamente, sempre preceder a qualquer outro título atribuído a esta cidade, constando ainda em todos os documentos oficiais dos Poderes Legislativo e Executivo do Município.

Esse importante Slogan da nossa querida cidade não surgiu ao acaso, muito ao contrário, tem toda a razão de ser desde os primórdios tempos da nossa evolução histórica.

Por desejo dos irmãos José Joaquim Nogueira e Bibiano Jose Nogueira, e doação das glebas de terras para a construção da Capela de Santa Branca, por Domingos Brito de Godoy, onde os devotos ali pudessem realizar suas orações a Santa que se tornaria a nossa querida padroeira e protetora.

Essa terra tão abençoada já trazia na sua formação montanhosa, entre a pequena várzea do Ribeirão dos Barretos, a vocação para a formação de um belo presépio vivo quando avistada a distância, ou nas alturas conforme centenas de fotos do nosso acervo cultural.

A edificação das casas, com o passar do tempo, o luzir dos lampiões a gás e mais tarde com a iluminação elétrica, esse belo visual da cidade foi se firmando cada vez mais.

O surgimento da Slogan “Cidade Presépio” ocorreu pela primeira vez num distante verão do ano de 1948, quando um jovem advogado, médico e poeta, Doutor Jarbas Queiroz Pereira, vinha visitar sua irmã, Dona Violantina Queiroz do Prado, casada com o ilustre Braz Ribeiro do Prado.

Quando o ónibus em que viajava se aproximou da descida do morro da Fazenda Harmonia, um lindo visual ali se desenhava da nossa cidade toda iluminada na colina, com o Cruzeiro nas alturas. Narravam esses passageiros, que o jovem advogado se debruçou sobre a janela e admirado vinha repetindo: “que cidade mais linda é Santa Branca, parece um Presépio de Natal iluminado” foram tantas vezes repetidas essa celebre frase que a população adotou o carinhoso apelido até os tempos atuais.

Um gesto de amor e carinho apoiado pela população, e nas falas dos poetas, traz essa carinhosa marca cultural da nossa terra.

Aliás, desde então, foram várias tentativas de alterar o Slogan da nossa Terra, obviamente todas sem sucesso por uma simples razão: O que emana do povo é marca forte de amor e respeito e embora atos oficiais tratem de outras denominações, no contexto da cultura popular e a primeira que fica.

A presente propositura e apresentada com fundamento no artigo 6º, incisos I e IX da Lei Orgânica do Município.

Skip to content